sábado, 7 de fevereiro de 2015

365 dias: Crème de péruvienne (creme de mandioquinha)


Para quem estava sentindo falta, o blog voltou também com suas deliciosas receitas, testadas e aprovadas pelo Mineiro.
Confira uma receita fácil e prática de se preparar e ideal para comemorações especiais.
Vamos ao preparo:



Ingredientes:
500g de mandioquinha
1/2 cebola
1 ramo de salsinha
3 colheres (sopa) de creme de ricota ou creme de leite
Alho fatiado finamente
1 pão italiano ou integral
100g de bacon
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Descasque a mandioquinha, corte em cubos, coloque em uma panela, cubra com água, coloque a cebola em pétalas, o ramo de salsinha e leve para ferver.
Assim que estiver macia, escorra, mas reserve o líquido do cozimento, descarte a salsinha e no liquidificador bata a mandioquinha e a cebola, adicione algumas colheres do líquido do cozimento, o ponto ideal é um creme espesso.
Em uma frigideira coloque o bacon bem picadinho e frite com a própria gordura. Assim que os cubinhos começarem a ficar crocantes, coloque o alho, mexa rapidamente. Desligue o fogo, retire o bacon e coloque sobre papel absorvente. Se preferir descarte o alho, afinal ele já cumpriu sua função.
Aqueça uma panela, coloque um fio de azeite de oliva, adicione o creme de mandioquinha e assim que começar a ferver, com o fogo bem baixo, adicione o creme de ricota, misture bem, ajuste o sal e a pimenta.
Para a montagem, corte a tampa do pão, retire o miolo, em seguida coloque o creme dentro do pão, finalize com o bacon crocante e se desejar coloque uma cebolinha por cima.

Dica do chefe:
Na hora de servir o creme, acrescente queijo provolone ralado por cima, ficará ainda mais delicioso.
A receita foi servida com espumante Rosé da Vínicola Cavalleri do Vale dos Vinhedos, acompanhada por morangos, o que realçou o sabor do prato.



Análise geral da receita:
O crème de péruvienne superou as expectativas e ficou deliciosamente saboroso, totalmente agradável ao paladar. A mandioquinha é um ingrediente bastante forte, mas na receita seu sabor ficou bastante leve. A mistura do creme com o pão (de preferência integral ou de sete grãos para contrastar melhor o sabor) foi perfeita.
Por tudo isso a receita recebe do blog a avaliação de CINCO PÃES DE QUEIJO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário